Durante seu habitual programa radial, o Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani  Thorne, convidou aos jovens a aceitar os desafios expostos pelas exortações do Papa Bento XVI com ocasião da recentemente concluída Jornada Mundial da Juventude
“o Papa lhe disse à juventude: ‘vocês herdam um mundo bastante maltratado, vocês não podem continuar uma relação tão egoísta, soberba, e o que devem fazer é aproximar-se mais a seu Pai Deus’”, disse o Cardeal peruano.
O Cardeal Cipriani lembrou que os jovens de hoje lutam contra uma influência mais negativa e destrutiva que as gerações passadas. “Nunca ninguém nos dizia que o inimigo é sua família, o professor, a religião, ninguém. Então, qualquer jovem –faz alguns anos– encontrava um ambiente não sempre bom; mas, a gente voltava para o lar, a essa referência que tinha com Deus; e a maturidade não tinha como inimigo nem a Deus, nem à família, nem aos professores, nem à religião”, evocou.
A respeito, advertiu que “ser testemunhas de Cristo não é fácil em um mundo que em muitos aspectos é muito frágil, onde as relações sociais se quebram, o espírito humano está esmagado em uma visão que se foi estendendo e onde não interessa a verdade de Deus e tudo se considera relativo”.
Entretanto, exortou aos jovens a ser rebeldes seguindo o exemplo de Jesus Cristo . “Busca a verdade, não uma ideologia política, econômica ou mediática que te leve de nariz como se fosses um animal. Jesus Cristo é o maior rebelde porque não quer que ao homem se lhe trate como a uma besta”, concluiu.