Pouco antes de partir de volta a Roma na segunda-feira pela manhã, o Papa Bento XVI se reuniu em privado na residência da Catedral de St. Mary’s em Sydney  com um grupo de vítimas de abusos sexuais de sacerdotes católicos australianos.

Conforme informou o Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre se reuniu com eles em um diálogo de uma hora que seguiu a uma Missa privada celebrada para eles.

Durante a reunião, explicou o Pe. Lombardi, “escutou suas histórias e os consolou. Reiterou-lhes sua proximidade espiritual e lhes ofereceu continuar orando por eles, por suas famílias e por todas as vítimas”.

Logo depois da enérgica condenação aos abusos sexuais por parte membros da Igreja lançada em público no sábado passado diante de membros do clero australiano, o Papa, “com um gesto paternal, quis mostrar de novo sua preocupação por todos aqueles que foram vítimas de abuso sexual”; conforme explicou o porta-voz do Vaticano.

Quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, reuniram-se com o Pontífice depois da Missa celebrada em uma capela da Catedral de Saint Mary no centro de Sydney; poucas horas antes da partida do Papa.

Segundo o Pe Lombardi, Bento XVI falou com cada uma das vítimas “em uma atmosfera de respeito, espiritualidade e emoções intensas”.

O porta-voz da Santa Sé explicou que a reunião do Pontífice com as vítimas de abuso sexual no último dia de sua viagem a Austrália foi uma decisão “de último momento”; para que o encontro  não interferisse com as celebrações da Jornada Mundial da Juventude 2008.