O Papa se despede da Austrália com uma mensagem de agradecimento a todos os australianos logo depois de uma intensa semana de celebrações com ocasião da JMJ 2008.

O Pontífice fez uma pequena pausa no aeroporto para despedir-se da multidão incluindo o Primeiro-ministro Kevin Rudd, antes de ingressar no Boeing 747 da Qantas  para sua viagem de 21 horas até Roma..

Cifras finais

Finalizando a JMJ 2008 em Sydney, o Coordenador Dom Anthony Fisher, falou dos frutos que Sydney teve como cidade organizadora.

“Esta semana, a Grande Terra do sul do Espírito Santo tem aberto seus braços a 223 mil peregrinos – incluindo mas de 110 mil de 170 nações.

“Demos a bem-vinda a 120 mil peregrinos em nossos colégios, paróquias, casas e outros lugares e servimos 3.5 milhões de comidas em um total de 400 lugares”.

“Embora somente foi uma semana, a JMJ ressonará nos corações dos australianos por muito tempo e será recordada por sempre na vida dos jovens peregrinos” disse Dom Fisher.

De maneira curta, logo depois da partida do Papa, o Cardeal George Pell, Arcebispo de Sydney, comentou sobre as atividades da semana: “Quero dar as graças às pessoas de Sydney e Austrália e a todos os que contribuíram a esta magnifica celebração internacional de juventude e fé, disse o Cardeal Pell.

Com isto culminamos a JMJ 2008 em Sydney.  A partir de hoje os mais de 223 mil jovens peregrinos provenientes de outros países se dispõem a retornar a seus países de origem ou desfrutar de uns quantos dias ao redor da Austrália.