Alfio Stuto sabe que está ainda longe de ser um santo, mas na sexta-feira experimentou parte dos sofrimentos que o mesmo Jesus teve que suportar. Em seu papel de Jesus na Via Sacra atuado em vivo para mais de 120 mil peregrinos, Alfio relatou a ACI Prensa que não tudo foi uma atuação.

Devido às distâncias entre as estações alguns dos peregrinos não notaram partes da atuação mas quando os guardas o arrastaram forçando-o a levar a cruz, suas pernas sofreram raspões que foram dolorosos.

Alfio disse que os atores não foram violentos “mas foi o suficientemente real para dar uma impressão do que pôde ser o sofrimento do Jesus”.

“Senti-me particularmente vulnerável quando fui pendurado de cabeça”. Entretanto “nesse momento o ofereci pelos sofrimentos do mundo”, disse Alfio.

Marina Dixon, uma terapeuta de beleza que realizou o papel da Maria, preparou-se para a atuação com um espírito de oração e sacrifício sabendo que se tratava de “um ato sagrado”.

Ambos se prepararam para a atuação meditando os evangelhos: “tratei de não ver nenhum filme porque não queria repeti-los, queria que a atuação fosse pura e honesta”, disse Marina.

A experiência da atuação em suas palavras “os trouxe mais perto de Deus já que a atuação se converteu para eles em oração”.

“Encontrei outra dimensão de minha fé", disse Alfio "e espero que por meio de nosso papel nos possamos tornar mensageiros e compartilhar algo de nossas emoções e de nossa fé”.

Sua mensagem para os jovens da JMJ é: “Abram seus corações a tudo o que acontece na JMJ, o Espírito está realmente vivo”.