No marco de uma ensolarada manhã australiana, diante de mais de meio milhão de fiéis que encheram o Hipódromo de Radwick em Sydney, o Papa Bento XVI enclausurou a JMJ 2008 desafiando aos jovens a transformar o mundo segundo o plano de Deus.

“Receberão a força do Espírito Santo que descenderá sobre vós” Foram as primeiras  palavras da homilia do Papa na homilia da Missa final. "Vimos esta promessa cumprida, com o poder do Espírito, Pedro e os Apóstolos foram pregar o Evangelho aos limites da terra. Nestes dias eu também vim como Sucessor do Pedro a esta magnífica terra Australiana". 

"Vim a confirmá-los em sua fé, meus irmãos jovens irmãos e irmãs e a vos alentar a que abrais os vossos corações ao poder do Espírito de Cristo e à riqueza de seus dons. Rezo para que este grande encontro de jovens 'vindos de todas as nações que há sob o céu'", adicionou o Pontífice.

"Que a chama do amor de Deus -continuou- descenda para encher seus corações, que os una plenamente com o Senhor e sua Igreja e vos envie, qual nova geração de apóstolos para aproximar o mundo a Cristo".


O Pontífice perguntou logo: “Mas qual é o 'poder' do Espírito Santo? É o poder da vida de Deus! É o poder do mesmo Espírito que rege sobre as águas nos começos da criação".

"Aqui nesta Austrália 'Grande terra Austral do Espírito Santo' todos nós tivemos uma experiência inesquecível na presença do Espírito e no poder da beleza da natureza… tivemos uma vívida experiência da presença e o poder do Espírito Santo na vida da Igreja. Vimos à Igreja como é verdadeiramente: o corpo de Cristo, uma comunidade vivente de amor, reunindo a todas as pessoas de todas as raças, nações e línguas de todos os tempo e lugares, na unidade nascida de nossa fé no Senhor ressuscitado”, disse também o Papa, interrompido pelos aplausos de uma multidão que o seguia com surpreendente atenção.


Entretanto, advertiu Bento XVI, "a graça do Espírito não é algo que podemos merecer ou obter mas sim só o podemos receber como dom puro…é por isso que a oração é tão importante: a oração diária, a oração privada na quietude de nossos corações e diante do Santíssimo Sacramento, assim como a oração litúrgica no coração da Igreja”.


Desafio aos jovens

Logo dirigindo-se aos jovens o Papa perguntou em tom de paterno desafio: "Queridos jovens, me permitam agora lhes fazer uma pergunta o que vão deixar vocês para as próximas gerações? Estão construindo suas vidas sobre bases sólidas construindo algo que perdurará? Estão vivendo sua vida de maneira que abra o caminho ao Espírito em meio de um mundo que quer esquecer a Deus ou que inclusive o rechaça em  nome de uma liberdade falsamente concebida? Como estão utilizando os dons que receberam, o 'poder' pelo qual o Espírito Santo está agora mesmo preparado para liberar dentro de vocês? O que legado vão deixar aos jovens do futuro? Que diferenças apostarão?


“O mundo -prosseguiu o Santo Padre- necessita esta renovação, em muitas de nossas sociedades, junto com a prosperidade material, um deserto espiritual se está estendendo, um vazio interior, um temor sem nome, um sentimento silencioso de desespero…a Igreja também necessita desta renovação. A Igreja necessita especialmente dos dons dos jovens, de todos os jovens…Todos aqueles que o Senhor chama o sacerdócio e à vida consagrada.

“Não tenham medo de dizer 'Sim' a Jesus, de encontrar gozo em fazer sua vontade, entregando-se completamente na busca da santidade e utilizando todo seu talento ao serviço de outros”.


Logo depois de invocar a proteção de Maria, terminou com sua saudação habitual em diferenteslínguas alentando aos peregrinos a “levar a Boa Nova”.  Aos peregrinos de língua espanhola lhes disse: “Queridos jovens, em Cristo se cumprem todas as promessas de salvação verdadeira para a humanidade. Ele tem para cada um de vós um projeto de amor no que se encontra o sentido e a plenitude da vida e espera de todos vós que façam frutificar os dons que lhes deu, sendo suas testemunhas de palavra e com o próprio exemplo. Não o dessapontem".