“Quero expressar minha gratidão em nome da Diocese de Madri por esta designação" disse o Cardeal Antonio Maria  Rouco, Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, aos meios de comunicação, logo que o Papa Bento XVI anunciasse a próxima sede da JMJ 2011.

“É um gesto do Santo Padre que agradecemos muito e agradecemos que a Providência e o Deus da história se ocupou de que se celebre em Madri a próxima JMJ. Estamos dispostos a prepará-la como isto merece. Contamos com a experiência porque organizamos em Santiago de Compostela a quarta Jornada da Juventude, e a segunda em celebrar-se fora de Roma”.

“Vemos a Jornada como um acontecimento da vida da Igreja com um significado pastoral com repercussões na vida social e na vida cultural da Espanha e estamos seguros que com repercussões muito benéficas", disse o Cardeal sobre a atividade que terá lugar na terceira semana de agosto de 2011 em Madri.

“Quando começamos a organizar as coisas para a JMJ em Santiago de Compostela  nos confiamos na providência de Deus e isso saiu”, acrescentou e considerou que “Madri está situada em um ponto favorável para a proximidade com a Igreja da África".

O Arcebispo lembrou que a relação da Espanha e da cultura com a Igreja está muito enraizada na cultura nacional.

Sobre o compromisso dos espanhóis na organização, assegurou que os jovens "mostraram fé e gozo de ser cristãos e de saber assumir a vida com uma categoria impregnada  pelo que Papa expressou sobre a relação Espírito Santo  e amor e vida do homem.  Os jovens nos dão umas lições incríveis de ser cristãos e de ser pessoas de humanidade excelente”.

O Cardeal Rouco considerou “uma providência de Deus e uma graça de Deus”, ser o primeiro Arcebispo em organizar duas Jornadas Mundiais da Juventude.

“Esperamos do Governo duas coisas: liberdade de ação e cooperação. Contamos com a ajuda dos jovens da Espanha e dos dmundo inteiro”, concluiu.