O Centro de Atenção socio-educativa Luz, promovido pelos Salesianos e as Irmãs da Caridade de Madri, e que atenderá a jovens imigrantes que se encontram em risco de exclusão social, foi inaugurado por Representantes da Comunidade Autônoma e da Prefeitura da capital espanhola.
O evento se realizou na sexta-feira passada 18 de julho e contou com a presença do Provincial dos Salesianos de Madri, Luis Onrubia Miguel; a Provincial das Filhas da Caridade, Ir. Maria Cruz Gutiérrez; o Conselheiro de Imigração e Cooperação da Comunidade de Madri, Javier Fernández-Lasquetty, e a Delegada de Família e Serviços Sociais da Prefeitura, Concepção Dancausa.
Na inauguração, os superiores de ambas as congregações lembraram a importância do trabalho sobre tudo porque estão dando resposta, como Igreja, às necessidades dos jovens mais desfavorecidos.
O nome da instituição (Luz) “expressa o sentido do trabalho que se realiza: acolher, dar calor, e oferecer um futuro melhor aos jovens imigrantes que chegam ao nosso país”, indicaram.
“Através de oficinas, orientação e atenção individualizada de caráter social e educativo” se busca “desenvolver as capacidades pessoais e profissionais dos jovens, para que obtenham a autonomia que torne possível sua integração na sociedade”, afirmou o Conselheiro madrilense, Lasquetty.
Por sua parte, Dancausa sublinhou que “muitos dos jovens imigrantes que habitam no distrito Centro procedem de famílias desestruturadas e com baixo nível socioeconômico”, que não “podem lhes apoiar nos estudos nem em seu desenvolvimento de amadurecimento” pela “falta de tempo devido às largas jornadas trabalhistas”, por isso o centro Luz é de grande ajuda para eles.
O Centro Luz se encontra na Porta do Sol, centro de Madri, e atende a jovens imigrantes de entre 12 e 25 anos que “se encontram em risco de exclusão social, atividades formativas, oficinas para a inserção trabalhista e de orientação na busca de emprego”, informaram os promotores.