A Revista Vitral, da Diocese do Pinar del Rio, destacou a exposição fotográfica que se realiza na Catedral sobre a visita do Papa João Paulo II à ilha em 1998, na qual se pode apreciar “o universo pessoal e íntimo de sua santidade” e seu carinho pelo povo cubano.
As fotos selecionadas pertencem ao fotógrafo pessoal do João Paulo II, Arturo Mari, quem acompanhou ao Santo Padre durante todo seu pontificado, e que se aposentou o ano passado. “As obras que nos expõem se inserem melhor no reino do humano que no pleno do artístico, não obstante, Mari consegue captar o sentido divino, místico de quem foi um profeta, carregado de anos e sabedoria”, assinalou a revista.
Em seu número de maio-junho, Vitral destacou fotos como “aquela em que o Papa toca a bochecha de uma jovem extremamente emocionada em que dá testemunho de seu amor pela juventude cubana”; também a que retrata seu encontro “ante a imagem de Nossa Senhora da Caridade no Santuário Nacional de São Lázaro em Rincón”; assim como em que João Paulo II abençoa a dois anciões.
“O material e o espiritual se tocam e esse atrito produz uma faísca que nos comove e remete ao sagrado, ao segredo, como se sobre elas estivesse pousado o olhar de Deus”, expressou a publicação.
Nesse sentido, Vitral afirmou que esta amostra fotográfica ajuda “a viver novamente esses dias inesquecíveis da visita do Papa ao nosso país”. “João Paulo II, ao visitar nossa terra semeou sementes de verdade e esperança”, assinalou.