A Santa Sé solicitou a exumação dos restos do Servo de Deus, Cardeal John Henry Newman, para que sejam enterrados em um sarcófago de mármore na Capela de Birmingham a fins deste ano, para que os fiéis possam venerá-lo mais facilmente, conforme informa o jornal britânico The Telegraph.
A aprovação do procedimento tem que ser dada pelo Conselho da cidade de Birmingham e o Ministério de Justiça, que foi acusado de “procrastinação” por este tema, mas que aparentemente dará sua aprovação nas seguintes semanas.
O Pe. Paul Chavasse, encarregado da capela de Birmingham afirmou que o Vaticano pediu que se cuidassem os restos do Cardeal Newman. “Estes têm que ser identificados, preservados e se for necessário, postos em um novo lugar, que corresponde a seu novo status na Igreja”, disse.
O Cardeal John Henry Newman foi enterrado em 1890 no pequeno cemitério de Rednal, nos subúrbios de Birmingham. Segundo algumas fontes, espera-se a beatificação do converso ao catolicismo na primeira metade do próximo ano.