O Papa Bento XVI se reuniu nesta sexta-feira de manhã com líderes de diferentes Igrejas cristãs incluindo anglicanos, ortodoxos, luteranos, presbiterianos, unitários e metodistas.

Logo depois de uma saudação por parte do Cardeal Pell e o bispo anglicano Forsyth, o Papa Bento XVI lembrou que “a Austrália é um país marcado por diferenças étnicas e religiosas” e mencionou a aliança assinada em 2004 pelos membros de Concílio Nacional de Igrejas na Austrália como exemplo de “franco e cordial discussão”.

“Este ano celebramos o aniversário dos 2000 anos do  nascimento  de São Paulo, um trabalhador incansável pela unidade na Igreja nascente…Paulo nos lembra a grande graça que recebemos ao nos tornar membros do corpo de Cristo por meio do batismo”.

“O caminho do ecumenismo aponta para uma comum celebração da Eucaristia, a qual Cristo confiou a seus apóstolos como o sacramento da unidade da Igreja por excelência… Embora ainda existem obstáculos por ultrapassar, podemos ficar seguros de que uma comum eucaristia fortaleceria nossa resolução de amar e servir uns aos outros em imitação do nosso Senhor”.

O Pontífice mencionou que o movimento ecumênico alcançou uma circunstância  na qual é necessário além de aprofundar na doutrina, acompanhá-la na prática com obras de caridade.  "A história da Igreja nos demonstrou que a praxe é inseparável do que surge da didache ou ensinamento. Na medida em que nos preocupemos por conseguir uma profunda compreensão dos mistérios divinos, nessa mesma medida nosso eloqüente trabalho de caridade falará das bondades de Deus em tudo”.

"Por esta razão o diálogo ecumênico avança não só através do intercâmbio de idéias senão compartilhando mutuamente e nos enriquecendo dos nossos dons”.

“Uma 'idéia' aponta à Verdade, um 'dom' expressa amor.  Ambos são essenciais para dialogar, nos abrindo a aceitar que os dons espirituais dos outros cristãos nos ajudam a apressar nossa habilidade de perceber a luz da Verdade que nos vem do Espírito Santo”, adicionou o Papa.

Para finalizar, falou da figura da Igreja como “corpo”. “Cada parte da estrutura da Igreja pode tremer e desmoronar-se se não tiver a Cristo como pedra angular…como cristãos devemos trabalhar juntos para assegurar que o edifício se levante forte de maneira que outros se vejam atraidos a entrar e descobrir a abundância dos tesouros da graça que há nele”.

O arcebispo anglicano de Sydney, Peter Jansen, não esteve presente na reunião, pois assiste à cume anglicana de Lambeth, mas enviou uma carta que, segundo o Porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, expressa seu desejo de seguir fortalecendo as relações dos anglicanos com o Santo Padre.