“Criar uma cultura de vida”, alentou Dom Samuel Aquila, Bispo de Fargo (Dakota, Estados Unidos) a uma numerosa audiência de peregrinos na Universidade de Notre Dame em Sydney. “Isto é extremamente difícil na cultura de hoje, especialmente quando somos bombardeados pela tecnologia”.

“Entre muitos dos problemas que temos que enfrentar sobre o tema da vida, um dos mais difíceis é o aborto, construindo uma cultura de vida nós devemos ter a coragem de falar da dignidade da vida, particularmente a das crianças não nascidas”.

“Deus, no livro do Deuteronômio nos diz que Ele nos dá a vida para que nós e nossos descendentes tenhamos vida e a tenhamos em abundância”.

Posteriormente falou de maneira enfática aos peregrinos:  “Eu lhes digo, escolham a vida, porque a vida é um dom outorgado, a vida é um presente puro que nos deu…vocês receberam o presente da vida de Deus. Devem pois ser testemunhas desse presente, mas como vivemos nossas vidas?...não podemos acreditar no Pai da mentira que diz: É uma decisão pessoal, é privada.  É entre o indivíduo e Deus. Isso é relativismo” e ressaltou  “uma vida humana é destruída cada momento que ocorre um aborto”.

Finalizada a catequese, Dom Aquila celebrou a Eucaristia junto com outros sacerdotes  na Igreja de São Bento, da Universidade de Notre Dame.