Elevar preces pelas autoridades do país para que diminua a onda de delinqüência e violência que atinge o Paraguai, foi o pedido do Arcebispo de Assunção, Dom. Pastor Cuquejo aos fiéis durante uma Missa de ação de graças.

Com ocasião da habilitação do novo templo da Pastoral de São Rafael, o Arcebispo recordou que a justiça vem de Deus e é dever cristão pô-la em prática, depois de assinalar que o país se encontra hoje envolvido em uma série de problemas sociais onde a violência e a corrupção marcam a diferença.

Dom. Cuquejo também lembrou o 26º aniversário do Pontificado do Papa João Paulo II, e pediu aos fiéis rezar pelo Santo Padre, por sua saúde e o trabalho que realiza nesta etapa especial de sua vida.

Ao finalizar a celebração, a imagem de São Rafael foi levada em procissão pelas ruas próximas ao templo, que pertence à paróquia de São Vicente.

A construção da nova igreja começou há 55 anos, e foi possível graças à ajuda dos vizinhos e de organismos internacionais.

No início o templo foi um pequeno oratório de quatro metros quadrados, levantado sob uma árvore  de manga no terreno doado por Rafael Gramas. Atualmente a igreja mede 350 metros quadrados.