Ao redor de 270 mil peregrinos e habitantes de Sydney e mais de 500 milhões de televidentes assistiram as estações da cruz que foram atuadas em vivo por um grupo de jovens ao redor da cidade de Sydney.

A dramática apresentação, que começou nas escadas da Catedral de Saint Mary, acompanhada de um coro musical de fundo, teve lugar em diferentes lugares da cidade incluindo a galeria de arte, o parque Domain, o Opera House de Sydney, terminado com a  comovente cena da crucificação ao cair a tarde no Darling Harbour e Barangaroo.

O Papa Bento XVI esteve presente na primeira estação e logo seguiu a atividade por televisão da Cripta da Catedral de Saint Mary.

A apresentação, que foi uma dramatização muda acompanhada de música coral, foi seguida silenciosamente pelos peregrinos que aproveitaram este momento para refletir e aprofundar na Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Camillus Okane, um estudante de 21 anos, foi eleito para fazer o papel de Tomé. “Foi uma experiência comovente, de maneira especial ver as reações da gente, alguns choravam, outros rezavam. Foi bastante impactante”, disse a ACI Prensa.

O diretor das estações, Franco Cavarra, vem preparando esta apresentação em vivo desde dezembro de 2007, quando se escolheu a um grupo de jovens que praticaram durante seis meses para conseguir o que os peregrinos presenciaram. 

90 vestuários foram trabalhados por 20 pessoas 3 meses prévios à apresentação.

O momento cume da crucificação em uma cruz de 3,5 metros ao redor das 18h, com as cores avermelhadas do entardecer fez conter a respiração a mais de um peregrino por seu realismo. “Parecia real” disse a ACI Prensa uma peregrina chilena que pôde presenciá-lo de perto.

O teatro em vivo contou com a atuação de 83 atores e foi seguido pela cruz que foi carregada por alguns dos peregrinos e indígenas australianos.