Dom Roberto Lückert León, Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), declarou à estação radial local "a FM" que a recentemente criada "igreja católica reformada" que se declara seguidora do Presidente Hugo Chávez é patrocinada pelo governo.

A auto-denominada "igreja católica reformada" não suscitou interesse algum entre os venezuelanos; mas segundo Dom Lückert, graças ao apoio do governo, já conta com cinco templos no país.

Dom Lückert assinalou que a "igreja" foi fundada por um ex-sacerdote católico, um ministro luterano e um anglicano, conta com o aval do Governo "que paga aos sacerdotes que assistem a seus eventos, o hotel e o avião".

"O rechaço (à nova denominação) não é somente da Igreja Católica, tanto a Luterana e a Anglicana mostraram sua desaprovação com esta igreja", indicou o Prelado.

O vice-presidente da CEV pôs como exemplo do apoio oficialista o fato que o governo tenha imposto a todos os canais passar uma cunha a favor desta igreja às 11:30 e 18h

"Esta igreja só quer confundir, sob o rótulo de 'católica', aos fiéis mais fracos, eles vão contra a unidade da Igreja Católica e por isso estão fora da mesma", advertiu finalmente Dom Lückert.