Em meio de uma controvérsia por ter aberto recentemente o caminho à ordenação de mulheres bispos no Sínodo de York realizado em passado 4 de julho, os anglicanos iniciaram em Londres a Conferência de Lambeth em que se reunem os 75 bispos que lideram a estes cristãos para revisar a marcha deste grupo.
Conforme informa o jornal oficioso do Vaticano, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, preside esta reunião em que também estarão presentes outros representantes cristãos.
A Igreja Católica também terá a seus delegados nesta cita. O Cardeal Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos; o Cardeal Ivan Dias, Presidente do Pontifício Conselho para a Evangelização dos Povos; e o Arcebispo de Westminster e Presidente do Episcopado inglês, Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, fazem parte da mesma.
"Espero que possa ser mantida a unidade da comunhão anglicana, porque ninguém pode estar interessado em novas divisões. De outra parte, espero também que prossiga o diálogo, porque este é importante também para o mundo de hoje. As Igrejas devem estar unidas, para que possam ser testemunho do Evangelho e possam trabalhar juntos pela paz e a justiça no mundo", comentou ao LOR o Cardeal Kasper.