Dom Claudio Jiménez, Bispo de Caacupé, informou nesta terça-feira a um grupo de jornalistas que a Conferência Episcopal Paraguaia espera que o Vaticano defina “no final desse mês”, a situação canônica do ex-bispo e atual presidente eleito paraguaio Fernando Lugo.
Dom Jiménez revelou que o Núncio Apostólico no Paraguai, Dom Orlando Antonini, encontra-se atualmente em consultas no Vaticano, e “vai trazer a resposta da Santa Sé na sua volta de Roma, previsto para a última semana de julho”.
Pressionado pela imprensa para dar mais precisões sobre qual seria a decisão do Vaticano, o Prelado preferiu abster-se de maiores declarações e somente assinalou que “temos que ser prudentes”.
O ex-bispo Lugo e Dom Antonini se reuniram em 24 de abril passado para procurar uma saída para a inédita situação que confronta a Igreja Católica com a eleição de um prelado como presidente de um país.
Lugo foi suspenso "a divinis" pelo Vaticano, que não aceitou sua renúncia ao estado clerical, em janeiro de 2007. Mas o ex-bispo venceu as eleições gerais de 20 de abril passado, à frente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), uma coalizão de organizações de esquerda.
A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) assinalou em abril passado que o Direito Canônico não prevê a redução ao estado laico de um bispo e sugeriram que o Presidente eleito poderia tramitar seu retorno à Igreja uma vez que tenha completado seu mandato, em 2013.
Não obstante, consideraram que para isso o Papa Bento XVI deveria lhe conceder uma dispensa especial antes de que assuma o poder em 15 de agosto próximo como sucessor do chefe de Estado Nicanor Duarte.
Pouco depois de ganhar as eleições, Lugo pediu perdão publicamente pelo "dano" que pudesse ter causado à Igreja com sua decisão de lançar-se à política e desobedecer à Santa Sé.