O Arcebispado de Caracas esclareceu que a recente Missa presidida pelo Cardeal Jorge Urosa Savino na Universidade Central da Venezuela (UCV) não foi um "ato político", senão uma cerimônia religiosa planejada com antecedência.

A ira dos simpatizantes de Chávez se desatou porque durante a Celebração Eucarística, o Cardeal rezou pela alma do estudante Douglas Rojas Jiménez, quem faleceu como conseqüência de receber um disparo durante as manifestações da quinta-feira passada na cidade de Mérida.

Em um comunicado explicativo, o Lic. Ramón Antonio Pérez, do Escritório de Informação da Arquidiocese, assinalou que a Celebração Eucarística "foi organizada faz mais de dois meses pela Comunidade Carismática 'Os Samaritanos' com o propósito de honrar por oitava ocasião a Virgem Maria sob a advocação da Rosa Mística".

"Essa foi a verdadeira natureza da Missa celebrada na UCV, não a intencionalidade política que alguns de maneira intencional lhe adjudicaram", assinala o comunicado.

Que durante a cerimônia religiosa se orou a Deus pelo jovem estudante Douglas Rojas Jiménez "é parte da obrigação que mantemos os crentes católicos de orar pelos defuntos", é parte de nossa fé pedir pelo eterno descanso de quem faleceu", adiciona Pérez.

O comunicado conclui assinalando que "nossos sacerdotes seguirão orando pelo estudante falecido e por muitos homens e mulheres que partiram para a Casa do Pai Celestial; mas também seguirão exigindo justiça ante as autoridades nacionais, como se faz com todos os venezuelanos".