O Papa Bento XVI nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Mendoza ao Pe. Sergio Osvaldo Buenanueva, até agora reitor do Seminário Arquidiocesano de Mendoza.

O novo Bispo Auxiliar eleito nasceu em San Martín, província de Mendoza, em 19 de dezembro de 1963; seu pai, dom Taciturno Buenanueva, é diácono permanente da mesma arquidiocese.

Concluídos seus estudos secundários em Mendoza cursou o ciclo de Filosofia no Seminário mendocino do que até agora era reitor e concluiu os estudos de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Loreto, de Córdoba.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 28 de setembro de 1990 de mãos do arcebispo de Mendoza, Dom Cândido Genaro Rubiolo.

Depois de vários cargos diocesanos, inclusive um período como secretário privado do Arcebispo e vigário paroquial, obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana de Roma.

Ao retornar à sua diocese, o atual Arcebispo, Dom José María Arancibia, o nomeou Reitor do Seminário Arquidiocesano "Nossa Senhora do Rosário", cobrindo ao mesmo tempo o cargo de professor de Teologia no Instituto Arquidiocesano de Ciências Religiosas Paulo VI.

É, além disso, na arquidiocese mendocina, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e da Comissão para a Formação Permanente. Também se desempenhava como porta-voz oficial do Arcebispo de Mendoza.