Logo depois de uma alegre e calorosa bem-vinda com a missa de abertura de ontem em Barangaroo, os peregrinos madrugaram esta manhã para assistir às catequeses que se realizam em 29 idiomas em 250 locações durante as manhãs de quarta-feira à sexta-feira

As catequeses, que este ano se centram no tema Espirito Santo e missão, serão lideradas por Bispos e Cardeais de todo o mundo. Durante a sessão da quarta-feira os Bispos refletiram sobre o tema Chamados a viver no Espírito Santo, no contexto da passagem bíblica: (Gal 5, 25) "Se vivemos animados pelo Espírito, deixemo-nos conduzir também por Ele".

O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, quem conduziu uma das catequeses, falou da centralidade do batismo em nossa vida Cristã. "O batismo é o dia em que nascemos para Deus, aqui começa a vida, aí começa a missão. É o dia mas importante da nossa vida e muitas vezes não o lembramos"

Frente a 600 peregrinos provenientes do Chile, Argentina, México, Espanha, Costa Rica e Uruguai, falou do desafio de viver a vida cristã lembrando as palavras do Papa João Paulo II: "Digamos sim ao que é sim e não ao que é não. Sabemos que viver isto na vida cotidiana às vezes pode ser difícil, mas contamos com a presença do Espírito em nossas vidas.

Resgatou também a importância de conhecer Cristo "Só podemos seguir ao Senhor se tivermos um encontro íntimo com Ele".

Finalmente falou da presença do Espírito em nossa vida. "Na confirmação nos convertemos em soldados de Cristo mas às vezes nos custa viver a graça do sacramento mas não podemos esquecer que o Espírito nos acompanha... O Espírito Santo quer fazer de cada um de vocês um santo" concluiu o Cardeal.

A catequese esteve acompanhada de cantos, reflexões, perguntas, assim como também momento para confissões concluindo com uma missa celebrada pelo Cardeal Rodríguez.

A catequese da quinta-feira estará centrada no tema: O Espírito Santo, alma da Igreja.