Durante uma homilia sobre o valor da fé Dom Luis Stöckel, Bispo de Quilmes, Argentina, comentou uma recente noticia que anunciava uma suposta "investigação" que comprovaria que os ateus são mais inteligentes do que as pessoas que acreditam em Deus.
Na homilia, o Prelado assinalou que "se fosse certo, pergunta-a seria: A que se atribui a falta de fé nos que são considerados inteligentes?"
"A resposta que dá Jesus é que o Pai ocultou estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelou às crianças, aos meninos, aos pequenos"; disse Dom Stöckel. "Quer dizer, a inteligência do homem por si própria é incapaz de entrar no mistério de Deus".
O Bispo de Quilmes lembrou ao cientista e filósofo Blas Pascal, quem "depois de longos anos de busca intelectual, uma noite foi surpreso por uma experiência mística, que ele anotou em um pergaminho que após levava sempre consigo, costurado dentro de seu paletó. Começa este memorial com a data e hora precisas".
O Prelado citou o escrito pelo Pascal: "Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó, não dos filósofos e dos sábios. Certeza. Certeza. Sentimento. Alegria, Paz. Deus de Jesus Cristo. Seu Deus será meu Deus".
"Certamente –comentou Dom Stöckel–, Não é o Deus dos filósofos e dos sábios. A fé filosófica pode nos levar a convicção da existência de Deus... mas somente a fé em sua palavra nos dá acesso à profundidade de seu mistério".
"Frente a esta manifestação, cada um deve dar sua resposta: se o considerar um delirante ou se acreditar no Deus feito homem. Nós, depois de dois mil anos que existe a Igreja, contamos com uma infinidade de provas de que 'a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens, e de que a debilidade de Deus é mais forte que a fortaleza da homens'(1 CO 1,25)", concluiu o Prelado.