Dom Anthony Fisher, Coordenador da JMJ 2008, expressou seu entusiasmo na manhã da terça-feira, poucas horas antes de iniciar o encontro mundial de jovens católicos, e assinalou que “Logo depois de anos planejando a JMJ
finalmente chegamos!… Ficamos invadidos de alegria porque nunca tivemos todos estes jovens entusiastas por amor a Cristo caminhando pelas ruas de Sydney”.

Logo depois de compartilhar uns momentos com o Papa Bento XVI no lugar de seu descanso, Dom Fisher se mostrou impressionado por sua energia e sua pronta recuperação da viagem; assim como por seu profundo conhecimento da Austrália e sua situação atual.

Respondendo a uma pergunta sobre a cifra de peregrinos, o Prelado assegurou que ultrapassou os 100 mil chegados de fora da Austrália, de 170 países; e expressou sua confiança em que este número se irá incrementando com o passar dos dias.

Dom Fisher disse que se espera a participação de 26 Cardeais, 400 Bispos e aproximadamente 3 mil sacerdotes além dos milhares de peregrinos na Missa de Abertura que se celebrou às 16.30 em Barangaroo.

À pergunta da imprensa sobre as medidas que está tomando a JMJ 2008 para reduzir o impacto ambiental que vai causar na cidade, Dom Fisher explicou que com a ajuda de peritos se implementaram medidas de reciclagem ao redor de Sydney; e se utilizou material biodegradável em grande parte dos implementos que se entrega aos peregrinos. "A poluição não será um problema entanto que a maioria dos peregrinos estão caminhando ou fazendo uso do transporte público”.

Finalmente explicou que a JMJ 2008 terá uma forte participação da comunidade aborígine. “No futuro a Igreja quer envolver mais ainda aos nativos para que mais do que um elemento decorativo, joguem um papel importante no coração da Igreja Australiana”.