Diante de mais de 140 mil peregrinos, o Cardeal George Pell, Arcebispo de Sydney, acompanhado por mas de 400 bispos do mundo, presidiu a Missa de abertura da JMJ 2008 em Barangaroo, frente à formosa baía de Darling  Harbour e convidou aos jovens a seguir o chamado de Jesus.

Antes da Celebração Eucarística, o Primeiro-ministro Kevin Rudd lhe deu a bem-vinda a todos os jovens a Sydney em diferentes idiomas "Vocês estão aqui para esta grande celebração da vida, esta grande celebração da fé e esta grande celebração de esperança", disse. "Por isso vocês são a luz do mundo em um tempo em que o mundo sofre no meio das trevas", adicionou.

A Missa começou às 16.30 -hora local- com uma procissão de 168 bandeiras internacionais representando as nações que participam da JMJ 2008. A Cruz da JMJ, o Ícone da Virgem e o Message Stick (bastão mensageiro indígena) também foram recebidos em Barangaroo logo depois de sua viagem de 12 meses ao redor da Austrália. A juventude local indígena ofereceu uma bem-vinda com música nativa.

Logo depois desta cerimônia introdutória seguiu a Liturgia. As leituras e o salmo foram lidos em diferentes idiomas; enquanto as oferendas foram levadas por uma delegação de jovens vestidos com trajes típicos de seus diferentes países. Os cantos da Missa, que combinaram hinos tradicionais com cantos modernos, foram interpretados pela orquestra "SMS" composta por 80 músicos e pelo coro da JMJ 2008, conformado por 300 pessoas.

À medida que se escondia o sol, as luzes artificiais se acenderam ressaltando a cor vermelha do cenário e das casulas dos bispos e sacerdotes que concelebraram durante a Eucaristia.

Durante a homilia, o Cardeal Pell fez um chamado aos jovens a perseverar na busca de sua vocação: "Vocês jovens peregrinos podem ver o futuro que se estende diante de vocês tão rico em promessas. A parábola evangélica do Semeador lembra-lhes a grande oportunidade que têm para abraçar sua vocação e produzir uma abundante colheita e abundantes frutos".

Madalena, uma garota de 19 anos que veio do Chile, descreveu a Missa como "emotiva e edificante... Foi o primeiro grande encontro de toda a juventude do mundo que veio a fazer parte da JMJ, uma calorosa bem-vinda a tudo o que vai acontecer durante esta semana".

"Incrível" disse Chris Suarez, um peregrino local de Sydney. "Uma Missa dessa magnitude no coração de Sydney, simplesmente comovente!"

A Missa concluiu com a mensagem do Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos: "Vocês trouxeram o verão ao inverno da Austrália, vocês são a primavera do mundo e da Igreja", disse o Cardeal polonês.

Ao final, os peregrinos se uniram ao coro entoando a versão internacional do hino oficial da JMJ 2008.

Finalmente, os peregrinos desfrutaram de um concerto a cargo de diferentes grupos musicais entre os quais destacam Guy Sebastian e Paulini, os intérpretes do hino oficial, assim como bandas musicais e grupos de dança que prolongaram a festa de fé e alegria até as 22h.