O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana e Bispo de León, Dom. José Guadalupe Martinho Rábago, animou os sacerdotes a testemunhar a esperança em um tempo marcado pelo crescente número de cristãos que se afastam da fé.

Ao presidir em Puríssima a festa do Senhor da Coluna, o Bispo assinalou a necessidade de prolongar a reflexão do 48º Congresso Eucarístico Internacional celebrado em Guadalajara, onde se falou justamente da perda de práticas em buscar  a Jesus.

O Bispo advertiu que desafortunados são os que perderam a esperança em que a luz e sorte chegará, os que perderam a fé em que se evitem os seqüestros e as más notícias.

Segundo o Prelado, a eles terá que atender para que não percam a fé e os sacerdotes e bispos devem trabalhar junto com o católico que esteja disposto a entregar amor e servir.

Diante de 17 sacerdotes, o Bispo assinalou que os hoje velhos, antes lideravam as visitas ao Santísimo, estavam nas horas santas, participavam da adoração noturna e da procissão do Corpus.

“São práticas e valores da Igreja que já não se seguem, e os bispos, sacerdotes e padres, devemos nos perguntar quanta responsabilidade têm nisto”, assinalou.

O Bispo recordou que “Jesus Cristo disse: ‘Façam isto em minha comemoração’, pelo mesmo terá que repetir dentro de cada um que não basta comover-se diante do estupor e emocionar-se, Deus quer um sentido de compromisso na vida, que estejamos para servir e não passar ignorando a quem  necessita”.