O Papa Bento XVI chegou de bom ânimo e distendido a Sydney no domingo 13 de julho às 15h –hora local- logo da viagem mais longa de sua vida, na que percorreu   16.418 quilômetros, durante 19 horas e 45 minutos.

A histórica viagem a Austrália é sua visita apostólica numero 9 fora da Itália.

Ao descer do avião, o Pontífice foi recebido pelo Primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, o Arcebispo de Sydney, Cardeal George Pell e o Premier de New South Wales, Morris Iemmael, o Arcebispo Philip Wilson, Presidente da Conferência de Bispos Australianos,  o Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos,  Dom Anthony Fisher OP, Coordenador da JMJ e  Monsenhor Josef Clemens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, entre outros.

Logo de uma breve saudação, o Pontífice viajou em um automóvel fechado a Kenthurst Study Centre do Opus Dei localizado nas Montanhas Azuis, a 40 quilômetros de Sydney, onde permanecerá  em privado até a noite da quarta-feira 16 de julho onde participará da bem-vinda oficial no marco da JMJ.

No mesmo dia de sua chegada, a imprensa deu a conhecer uma mensagem escrita pelo Pontífice em 4 de julho passado e dirigido "ao amado povo da Austrália e aos jovens peregrinos que participarão desta Jornada Mundial da Juventude 2008."

Nele assinala que "convencido firmemente de que os jovens estão chamados a ser instrumentos do Espírito Santo, comunicando a alegria de conhecer e seguir a Cristo em todo mundo, que tanta necessidade tem da Boa Nova,  as respostas que procuram tantos jovens que se sentem sem esperança, diante de um mundo que lhes oferece incertezas, diante da pobreza e da injustiça, diante dos danos contra a natureza, diante de quem nega a Deus, essas respostas se podem encontrar no Espírito que nos ajuda a encontrar a vida o amor e a verdade".

"Quanta necessidade tem o nosso mundo de uma nova efusão do Espírito Santo!", diz o Papa, e explica que "muitos não escutaram ainda a Boa Nova de Jesus Cristo, outros muitos, por várias razões, não reconheceram nela a única  verdade salvadora que pode satisfazer as expectativas mais profundas dos corações".

A mensagem convida, por isso, aos jovens a "impulsionar a renovação, experimentar a Cristo e compartilhar com outros o amor que o Espírito derrama em seus corações. Para que todos estejam cheios de esperança e de gratidão pelo bem recebido de Deus, nosso Pai celestial".

Se referindo aos  jovens que se sentem  sem esperança, o Santo Padre diz na mensagem que encontra muitos jovens "perplexos perante as perguntas que se apresentam apremiantemente, em um mundo que os confunde"; porque "vêem a pobreza e a injustiça que procuram encontrar soluções. Que se sentem desafiados pelos argumentos daqueles que negam a existência de Deus e se perguntam como responder. Que vêem os graves danos causados ao ambiente natural pela avidez humana e lutam para encontrar modos para viver em maior harmonia com a natureza e com outros".

"Onde podemos encontrar as respostas?", pergunta o Papa; e responde: "o Espírito nos orienta para o caminho que conduz à vida, ao amor e à verdade. O Espírito nos orienta para Jesus Cristo". "Se quiser permanecer jovem, procure Cristo".

"Minha oração -segue Bento XVI- é que os corações dos jovens que se reunem em Sydney para a celebração da Jornada Mundial da Juventude encontrem verdadeiramente paz e calma no Senhor e possam encher-se de alegria e de ardor para difundir a Boa Nova entre seus amigos, seus familiares e todos aqueles que encontram".

Finalmente Bento XVI assinala: "Queridos amigos australianos, apesar de que poderei passar só poucos dias em seu país e de que não poderei viajar fora de Sydney, meu coração os alcança a todos, abrangendo também a todos os que estão doentes ou em qualquer tipo de dificuldade".