Em uma conferência de imprensa concedida no domingo 13 de julho durante a manhã, o Bispo Anthony Fisher deu as boas-vindas à imprensa nacional e internacional reunida para a JMJ 2008.

Poucas horas antes da chegada do Papa Bento XVI a terras australianas o Bispo Auxiliar de Sydney e Coordenador da JMJ, falou do espírito de entusiasmo e alegria que se começa a viver em Sydney com a chegada dos peregrinos a menos de um dia de começar a 22 Jornada Mundial da Juventude.

Falou da visita de sua Santidade como uma oportunidade privilegiada de fortalecer a fé dos australianos e da JMJ como uma oportunidade de atrair aos jovens à Igreja.

“Quase a metade da juventude australiana não tem sentido de pertença a nenhum tipo de Igreja ou religião e parte do que a JMJ vai lhes oferecer é um lugar onde trazer suas perguntas e onde vão poder nutrir-se espiritualmente e conhecer a jesus Cristo e a sua Igreja” disse o Prelado.

Frente às perguntas da imprensa relacionadas com os abusos sexuais ocorridos no passado na Austrália, o Bispo Fisher declarou: “Os abusos sexuais não devem ter lugar na Igreja Católica.  Nós, a Igreja Australiana compartilhamos a preocupação do Santo Padre com respeito a este problema”.

O Bispo concluiu sua conferência mostrando-se otimista frente à possibilidade de alcançar a meta de 125 mil peregrinos internacionais e 500.000 participantes na missa de encerramento que será celebrada pelo Santo Padre no domingo 20 de Julho.