Emil Karg, um bebê que nascerá com uma má formação conhecida como "costas aberta", foi declarado pelas leis de seu país como um "dano total". Seus pais asseguram que seu filho "tem danos, mas ele não é um dano", e esperam que nasça em três semanas, opondo-se ao desejo de alguns de abortá-lo inclusive no mesmo dia de seu parto.

Segundo o sítio Web Vorarlberg Online (VOL), os esposos residentes em Vorarlberg ao oeste da Austria, apresentaram-se na quinta-feira a uma conferência de imprensa, junto com o ginecologista Peter Schwärzler e o advogado Paul Sutterlüty, para anunciar que realizarão uma queixa à República Austriaca mediante uma ação declaratória a favor do direito do Emil à honra e cuidado de sua dignidade como ser humano, assim como a não discriminação e a igualdade de trato apesar de seu descapacidade.

A Corte Suprema da Áustria declarou recentemente lícito o aborto até o nascimento de crianças com severo descapacidade. Entretanto muitos são os que se opõem a esta lei. "Só queremos evidenciar que uma criança não pode ser um engano", afirmaram Sabine e Andreas Karg ante os jornalistas. "Nós vamos recebê-lo (ao Emil) tal e como é", acrescentaram.