Em um artigo publicado em 12 de Julho no Sydney Morning Herald, o Arcebispo de Sydney, Cardeal George Pell destaca que a fé religiosa é a resposta para o terceiro milênio e a JMJ oferece a força do Evangelho de Cristo para lembrá-lo.

Em sua coluna titulada "Fiquem preparados para uma riqueza de júbilo e esperança", o Cardeal australiano assinala que "a Jornada Mundial da Juventude pode ser considerada a manifestação visível mais importante que desafia ao mundo neste novo século. O século XXI será mais religioso que o precedente".

"Que tipo de fé religiosa moldará este século?", questiona logo o Cardeal. "A Jornada Mundial da Juventude proporciona uma opção esperançosa: uma fé religiosa que é forte ao proclamar a verdade de Jesus Cristo, enquanto constrói também pontes sobre as culturas e respeita a liberdade religiosa e o pluralismo".

Depois de comentar que espera que "a força espiritual sacuda aos australianos em suas vidas cotidianas para desafiar nossos pensamentos e derrubar algumas das barreiras que a vida moderna constrói ao redor das nossas almas", o Cardeal precisa que "é a força transbordante do Evangelho de Jesus Cristo de alegria pacífica e fé exuberante a que os jovens esbanjarão em nossos trens e bondes, parques e bulevares".

Continuando, o Arcebispo faz uma precisão: "não se equivoquem, o Papa Bento XVI vem a Sydney em paz e amizade para proclamar novamente nossa fé católica. Os jovens vêm para fortalecer sua fé, para lembrar que não estão sozinhos vivendo como discípulos cristãos. Minha única esperança é que o Papa e os jovens fortaleçam nossa fé".

O Cardeal Pell comenta logo que "para toda a Austrália, a Jornada Mundial da Juventude mostrará que a fé religiosa pode contribuir grandemente à amizade entre os povos de distintas raças, nações e gerações. Sublinhará a contribuição dos crentes a assegurar a liberdade, a justiça e a paz. Aprenderemos dos jovens que a vida não é uma carga senão uma grande aventura".

Logo depois de lembrar as palavras do Santo Padre em sua Missa inaugural em que disse que "Se deixarmos a Cristo entrar nas nossas vidas, não perderemos nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, formosa e grandiosa", e comentou mais aidante que "se os australianos acolherem a Jornada Mundial da Juventude, não perderão nada, ganharão um olhar ao mundo que é em realidade 'livre, formosos e grandioso'".