A porta-voz da Associação Vítimas do Aborto (AVA), Vitória Uroz, denunciou que a Cruz Vermelha promove atividades publicitário-informativas do laboratório Schering, vendedor da pílula do dia seguinte (PDD), e a Federação de Planejamento Familiar Espanhol (FPFE), que recebe subvenções das clínicas abortistas espanholas e da Schering.

Segundo Uroz, apesar de que a entidade de ajuda humanitária reconhece que o conhecimento de informação sobre os métodos anticoncepcionais não protege da gravidez não desejada, entretanto, contraditoriamente a Cruz Vermelha Juventude “viabiliza com dinheiro semi-público um ônibus móvel desde novembro e um Website que oferece informação totalmente enviesada sobre o sexo. pretendendo ilustrar aos jovens sobre sexualidade com o ‘suposto’ objetivo de paliar o aumento de gravidez não desejados e as doenças de transmissão sexual”.

A porta-voz da AVA assegurou que “o interesse econômico da campanha promovida pela Cruz Vermelha é claro: pretende-se promover os centros da FPFE e dar bate-papos apoiados no uso do preservativo, a pílula e a PDD. Não se atenderá à educação da afetividade e na responsabilidade”.

“Assim, no Website da campanha se oferecem receitas afrodisíacas, imagens semi-pornográficas, mitos e dúvidas para melhorar as relações sexuais, e muita informação falsa e enviesada sem nenhuma formação em valores”, informou Uroz.

Depois de enunciar, além disso, uma série de incoerências científicas por parte dos profissionais da Cruz Vermelha em matéria sexual, Uroz pediu evitar a doação de dinheiro à associação, que celebra esta terça-feira 26 a Festa da Banderita, “ao promover esta campanha de sexo ‘Sem Siso’”.