L'Osservatore Romano (LOR) deu a conhecer uma série de intensas atividades juvenis que se estão desenvolvendo em Sydney, Austrália, a poucos dias do início da 23º Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em que participarão jovens de todo o mundo junto ao Papa Bento XVI.
No campus Mount Saint Mary da Universidade Católica de Strathfield, com a presença do Cardeal Patriarca Nasrallah Pierre Sfeir e delegados de todas as dioceses e congregações do Líbano e da diáspora libanesa, abriu-se hoje o Foro maronita (católico) 2008 onde que sob o lema "Uma Igreja com novos horizontes para tempos novos" trata-se a identidade destes católicos orientais, os desafios culturais, a missão maronita nas realidades locais, a liturgia, entre outros.
Ao final do foro, a Eucaristia de clausura será celebrada pelo Cardeal Sfeir no domingo 13 de julho no estádio de Parramatta, ante vinte mil fiéis maronitas.
Além disso, já há três distintas atividades para este sábado 12 de julho: o encontro da juventude franciscana na St. Francis Primary School de Paddington; o encontro promovido pelo projeto Magis para a difusão da espiritualidade inaciana entre os jovens no St. Ignatius College; e a reunião dos universitários europeus e australianos sobre o tema "Testemunho do Evangelho na Universidade" que se realizará no St. John College.
O encontro de Magis esteve precedido por uma série de atividades nos que grupos de 20 jovens cada um aproximadamente compartilharam suas experiências na Austrália, Indonésia, Camboja, Índia e Filipinas, sobre distintos temas que envolvem a criatividade, a peregrinação e o serviço. Estes temas foram refletidos, explica LOR, à luz de cinco pilares: as escrituras, a liturgia eucarística, o debate, a atividade mesma e a revisão da atividade realizada.
A pastoral universitária do Vicariato de Roma também promove algumas atividades, em colaboração com as capelanias católicas da Arquidiocese de Sydney e a associação de estudantes católicos da Austrália. Para esta ocasião, os jovens romanos apresentarão a seus coetâneos o "jubileu paulino" dos universitários, que se desenvolverá na Basílica ostiense em 15 de março de 2009.