O álbum musical "Chant. Music for paradise", do coro de monges cistercienses austriacos se encontra entre os dez discos de maior sucesso da Inglaterra, convertendo aos religiosos "nas novas estrelas do pop", com seus cantos gregorianos que procuram que as pessoas possam "encontrar a essência da vida".

Os monges, que concorrem em listas musicais de seu país e da Inglaterra com cantores como Amy Winehouse e Madonna, pertencem à Abadia da Santa Cruz localizada a 15 quilômetros de Viena, e foram partícipes de uma mudança radical que ocorreu "graças à providência divina", sustentou o Padre Karl Wallner, porta-voz da abadia e encarregado de promoverr o disco, em entrevista à agência EFE.

"Só podem nos escutar em vivo os que nos visitam no mosteiro. É o entorno ideal para esta música, mas terão que vir às 5h, que é quando cantamos", asseverou o
Pe. Wallner, logo depois de afirmar que não está em seus planos fazer uma excursão internacional.

Do mesmo modo, recordou que a música de seu disco pode escutar-se em seu sítio Web (www.chantmusicforparadise.com ), que eles mesmos habilitaram. "Não somos alienígenas nem seguimos esculpindo sobre pedra", assinalou.

Depois de assegurar que o coro "nunca quis fama ou dinheiro", o religioso indicou que "nós gostaríamos que a nossa música curasse às pessoas, que leve riqueza à alma das pessoas, que na sociedade atual está vazia em muitos casos".

A produção dos monges é o segundo disco austriaco que chega a estar entre os dez discos de maior sucesso em Reino Unido.