O Cardeal Renato Martino, Presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz", apresentou hoje na Sala de  Imprensa da Santa Sé o "Compêndio da Doutrina Social da Igreja", e pediu que essa doutrina seja "conhecida, vivida e propagada".

A preparação do volume, publicado em italiano e inglês, durou cinco anos e começou quando esse dicastério estava presidido pelo falecido Cardeal François-Xavier Nguyen Van Thuan.

Na apresentação, o Cardeal Martino afirmou que o livro está dedicado ao Santo Padre e responde ao desejo expresso na exortação apostólica pós-sinodal "Ecclesia in America" em 1999. Nesse texto, O Papa escreveu que "seria muito útil um compêndio ou síntese autorizada da doutrina social católica, inclusive um 'catecismo' que mostre a relação existente entre ela e a nova evangelização".

O volume, que tem mais de 500 páginas, começa com uma carta do Cardeal  Angelo Sodano, secretário de estado, ao  presidente de "Justiça e Paz", consta de uma introdução intitulada "Um humanismo integral e solidário", três partes e uma conclusão.

Segundo o Cardeal Martino, o texto tem uma "estrutura singela e linear". A Primeira Parte tem quatro capítulos e trata sobre os  pressupostos fundamentais da doutrina social. A segunda parte, composta de sete capítulos, aborda os conteúdos e os temas clássicos da doutrina social: a família, o trabalho, a vida econômica, a comunidade política, a comunidade internacional, o ambiente e a paz. A terceira parte, muito mais breve porque se compõe só de um capítulo, contém uma série de indicações para a utilização da doutrina social na praxe pastoral da Igreja e na vida dos cristãos, sobre tudo dos fiéis leigos.

O Cardeal destacou que o compêndio "está à disposição de todos, católicos, outros cristãos e pessoas de boa vontade"; é "uma ferramenta para o discernimento moral e pastoral das complexas situações que caracterizam a nossa época, uma guia para inspirar e uma ajuda para os fiéis sobre o ensino da moral social".

Do mesmo modo, precisou que é "um meio para alimentar o diálogo ecumênico e Inter-religioso dos católicos com todos os que desejam sinceramente o bem do ser humano".

O Cardeal enumerou "alguns desafios decisivos e de grande destaque e importância", aos que se espera o compêndio sirva de resposta, como o desafio cultural, a situação de indiferença ética e religiosa e da necessidade de uma colaboração inter-religiosa renovada; e os desafios pastorais.

Segundo o Cardeal Martino, “o futuro da doutrina social da Igreja no mundo de hoje dependerá da compreensão, do arraigo da doutrina social na missão própria da Igreja. Depende da compreensão renovada de como esta doutrina está ligada a todos os aspectos da vida e da ação da Igreja".

Da apresentação também participaram o Bispo Giampaolo Crepaldi e Dom. Frank Dewane, respectivamente secretário e subsecretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz.