A associação Fórum Libertas lamentou que o recente Congresso do PSOE, tenha terminado com compromissos a favor do aborto, eutanásia e o laicismo na Espanha pois "enquanto a crise chega à indústria, o Congresso do PSOE persegue os crucifixos".

"Se repassarmos as informações sobre o último congresso do PSOE, constataremos que os grandes eixos do discurso se concretizam em uma investida contra a Igreja até extremos realmente ridículos", questiona Fórum Libertas. Do mesmo modo, considera que "será interessante ver o que significa suprimir os crucifixos no espaço público. Quando o ato se realize em uma praça, em um lugar onde haja algum crucifixo o que farão, o cobrirão com uma cortina? Pronunciaram-se declarações realmente estúpidas como a de que as religiões não têm direito a fazer leis e seu dever uma vez aprovadas é cumprí-las".

"A Constituição estabelece a obrigação de que o estado colabore com a Igreja Católica, citada assim, nominalmente. Em que termos se estabelece esta colaboração? Em que tem que consistir segundo o PSOE esta obrigação? Espanha é o único país do Ocidente onde se mantém em pé a batalha anti-religiosa", adiciona. Do mesmo modo, lamenta que "para acentuá-lo-se tira "do fundo da panela" o pouco que falta: eutanásia e uma lei de prazos para o aborto (para que se agora é livre e custa muito mandar aos que incumprem sistemáticamente a lei na cadéia, graças ao amparo dos poderes públicos)".