O Cardeal Marc Ouellet comentou em um recente balanço do Congresso Eucarístico Internacional que se realizou em Québec até  22 de junho, que este grande evento foi "altamente positivo", teve grande sucesso e "marcou a história" de Québec.

Conforme informa a agência vaticano Fides, "segundo o desejo expresso do presidente do CEI 2008, o Card. Ouellet, o Congresso foi difundido e se pôde seguir desde todo o planeta graças aos representantes dos mass média de mais de 15 países e à cobertura mediática que realizou o portal da Igreja Católica de Québec ECDQ.tv".

O Cardeal agradeceu também a todos os que participaram, entre eles aos voluntários "que souberam fazer descobrir a paixão e o calor dos habitantes de Québec aos nossos convidados internacionais", assim como aos expositores e às diversas organizações que participaram.

Neste congresso, precisa Fides participaram "7.891 leigos, 326 agentes de pastoral, 55 arcebispos, 17 cônegos, 157 diáconos, 218 bispos, 61 noviços, 36 prelados de honra, 863 sacerdotes diocesanos, 1.271 religiosas, 149 religiosos irmãos, 392 religiosos sacerdotes e 175 seminaristas": Do mesmo modo, os grandes atos celebrados durante o congresso atraíram numerosas pessoas: "Assim por exemplo, à Cidade Eucarística (ExpoCité), o fluxo de visitantes diários foi de 20.000 pessoas. Dentro das atividades mais seguidas destacou a Procissão Eucarística em que participaram 20.000 pessoas e a Missa final do Congresso em que o Santo Padre teve a homilia via satélite contou com a assistência de 60.000 pessoas", informa Fides.