O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assegurou que nesta época urge que os bispos sejam "testemunhas e mestres de santidade" e para isso devem ser conquistados por Cristo.

"Especialmente em nossa época é importante que os bispos sejam testemunhas e mestres de santidade, capazes de transmitir fielmente, com o exemplo e as palavras, aquelas verdades que iluminam o coração do homem e o conduzem para a vida eterna", indicou o Cardeal ao presidir na Basílica Vaticana a consagração episcopal de dois novos bispos.

O Cardeal Bertone lembrou que "para que isto aconteça, é necessário, em primeiro lugar que vós sejais conquistados, como diz o Apóstolo Paulo, por Cristo e assinaleis a quantos encontrardes, o caminho que conduz a Ele".

"Fazendo assim, o bispo se converte em testemunha da esperança de Cristo", indicou conforme recolheu Rádio Vaticano.

Em sua homilia o Cardeal afirmou que "sobre o fundamento dos Apóstolos, a Igreja é ‘uma, Santa, apostólica e católica’, Igreja de todos os povos, que não se identifica com uma só nação, nem com uma só cultura ou um só Estado, mas sim é sempre Igreja de todos, chamada a reunir à humanidade além de qualquer fronteira, para que, em meio das divisões deste mundo, faça possível a paz de Deus e a força reconciliadora de seu amor".

Os bispos consagrados em São Pedro são Dom Bernardino Auza, filipino, nomeado novo Núncio em Haiti; e Dom Piergiuseppe Vacchelli, eleito secretário anexo do dicastério da Evangelização dos Povos e Presidente das Obras Missionárias Pontifícias.