O Padre Pierbattista Pizzaballa, OFM, Custódio da Terra Santa, fez um chamado aos cristãos de todo o mundo para que retomem as peregrinações aos Santos Lugares, esclarecendo que estes não formam parte dos objetivos da nova Intifada, lançada recentemente.

Depois de reconhecer o drama de que certos lugares turísticos sejam atacados pelo terrorismo, o sacerdote franciscano destacou que os cristãos que vivem na Terra Santa sabem que não correm perigo, pois os objetivos religiosos não se encontram em locais turísticos.

O Padre Pizzaballa disse que “os cristãos da Palestina precisam não se sentir abandonados” por seus irmãos de outros países, e por isso o retomar das peregrinações seria para eles a melhor ajuda.

O sacerdote destacou que “as pessoas estão influenciadas pelo que vêm na televisão”, entretanto, “não é essa a realidade total” da Terra Santa. O Padre Pizzaballa reiterou que sim é possível viver em uma região tão afetada pela violência.

Acrescentou que existem realidades colaterais nas que a população vive em paz e onde há relações recíprocas entre as igrejas, assim como entre escolas israelenses e palestinas.

Finalmente, disse que a pesar de Israel ser um país difícil, existe dentro de suas fronteiras “uma beleza extraordinária pela superposição de suas culturas e de seus ritos, e que se trata também de um convívio nas diversidades".