O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, afirmou que o país teve mudanças consideráveis nas últimas três décadas, "mas nossa sociedade está ainda longe do progresso humano e do desenvolvimento social que tanto afirmamos desejar para nossa pátria".

Durante a celebração da 42º Jornada Mundial das Comunicações Sociais, o Prelado também lembrou o papel desempenhado pela Igreja quando o país viveu um momento dramático.

Conforme informou a agência ANSA, o Bispo de Rancagua disse que "quando a vida, os direitos humanos e as liberdades individuais estavam ameaçadas, não podíamos calar, não podíamos deixar de ser refúgio solidário. Alguns sacerdotes deram a vida nesse afã. Também alguns jornalistas e comunicadores".

Entretanto, indicou que "mantêm-se as mordaças para muitos jornalistas e comunicadores que são prisioneiros dos indicadores de sintonia, de tiragem ou de visitas, que rendem culto às supostas exigências do mercado e hipotecam seus princípios editoriais".