O novo Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Rubén Salazar Gómez, alentou às FARC a que "se sentem à mesa da negociação, que se busque o diálogo".

Em declarações a Radio Caracol, o também Arcebispo de Barranquilla disse que "durante estes últimos meses eles puderam dar-se conta de que o caminho da violência não vai a nenhuma parte, que portanto se precisa acabar esta história triste de violência e de sangue do país. Precisamos lutar todos pelo bem dos colombianos e para isso se precisa dialogar".

O novo Presidente da CEC assinalou que deste modo que a principal provocação da Igreja no país é o processo missionário para "conduzir a maior número de fiéis a um encontro vivo com Jesus Cristo".

De outro lado, o Arcebispo de Tunja e agora Ex-presidente do Episcopado colombiano, Dom Luis Augusto Castro, também alentou a saída pacífica ao atual conflito e considerou que "esta é uma urgência do país e terá que seguir trabalhando. No que possa servir eu estarei sempre preparado para dar uma mão".

Ao falar logo sobre a defesa da vida e a família, Dom Salazar também lembrou "que há uns valores inegociáveis, fundamentais que são o respeito à vida do primeiro momento de sua concepção até seu termino natural, a família fundamentada sobre a união matrimonial de um varão e uma mulher e a educação dirigida a que os moços se eduquem de acordo aos critérios fundamentais da Igreja e a família".

Para o triênio 2008 – 2010, os bispos colombianos reelegeram como Vice-presidente e Secretário Geral da CEC ao Dom Iván Marín, Arcebispo de Popayán; e a Dom Fabián Marulanda, Bispo Emérito de Florência, respectivamente.