A Associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) destinou mais 170 mil dólares para os afetados pelo ciclone Nargis em Myanmar e para a reconstrução de imóveis eclesiásticos em algumas dioceses deste país asiático.

A Arquidiocese de Yangón e a Diocese de Pathein em Myanmar hão recibo do AIN 60 mil dólares para as reparações nos imóveis eclesiásticos afetados. Conforme explicou o Secretário Geral do AIN, Pierre-Marie Morel, explicou que “em vista da gravidade dos danos, a ajuda concedida só é o início”.

Depois de recordar que “muitos imóveis eclesiásticos, como conventos, casas paroquiais e internados, acolheram a pessoas que ficaram sem casa devido ao ciclone”, Morel indicou que devido à chegada da época chuvosa nestes momentos muitas destas construções “também ameaçam ruína” e por isso “é necessário reparar, ao menos de forma provisória, os edifícios que não tenham ficado totalmente destruídos, para evitar danos maiores”.

Por sua parte e logo depois de pedir que a comunidade internacional “não se esqueça de novo da população birmanas”, o Arcebispo do Yangón, Dom Charles Maung Bo, disse que incluso no é possível fazer uma estimativa do alcance da destruição, porque algumas zonas seguem incomunicadas e, portanto, são inacessíveis”.

Do mesmo modo, na Diocese de Pathein os povos católicos e a minoria étnica dos Karen, entre os quais o Cristianismo está muito estendido, ficaram excluídos das ajudas governamentais, informaram fontes locais ao AIN.

Além disso assinalaram que na localidade birmanas da Aima, uma de mais afetadas pelo ciclone; o pároco junto a três religiosas e um religioso organizaram um acampamento para as pessoas que ficaram sem lar e dependem totalmente da ajuda da diocese.