O Padre Macrino Nájera Cisneros foi assassinado durante a celebração de uma Primeira Comunhão em Jalisco, por sair em defesa de uma adolescente que era incomodada por um homem.

O autor do crime foi identificado como Froylán Miranda Flores, o mesmo homem a quem o religioso impediu de seguir incomodando a uma adolescente.

Segundo as autoridades, logo que o sacerdote interveio, Miranda Flores se retirou da celebração e em seguida retornou armado para disparar contra o Pe. Nájera e três pessoas mais, entre elas uma menina de nove anos.

O sacerdote tinha 42 de anos de idade, 16 dos quais os dedicou à vida religiosa. Foi ordenado na Cidade do México e passou dois anos na paróquia da Santa Anita, em Irapuato.

Seu corpo foi levado à igreja da Santa Anita, onde o bispo de Irapuato, Dom José de Jesus Martínez Zepeda, celebrou uma Missa em companhia de nove sacerdotes.

Antes de ser sepultado no cemitério de Los Olivos, o Pe. Nájera recebeu outra homenagem na comunidade de Romeral, onde foi celebrada uma Missa com a participação de 22 sacerdotes.