O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, destacou durante sua homilia da Missa de clausura da Missão Jovem desta cidade, que "quem se separa de Deus e renega d'Ele, se destrói".

Em sua homilia na esplanada da Colina de los Angeles, o Cardeal lembrou que a tragédia da guerra na Espanha aparece quando “há uma causa segura: a negação de Cristo por parte de uma cultura que começava a conquistar a Europa”.

Frente a esta idéia de rechaço de Deus, onde triunfavam idéias do abandono da tradição cristã e que provocou a revolução soviética, a fascista e a nacional-socialista e que desembocou na Segunda guerra mundial, destacou que “o dom que salva ao homem é o amor de Cristo” e que “os cristãos, renegando de sua fé, tropeçavam com a mesma pedra”.

O Cardeal Rouco afirmou que “o amor que nos demonstrou o Coração de Cristo é insuperável” e que “se desprezarmos o amor, o coração, a paixão e o sangue de Cristo, Deus fica na distância perdida e nos esqueceremos d'Ele completamente”. Por isso, destacou que “quem se separa de Deus e renega d'Ele se destrói”.

Seguidamente pediu aos jovens que “sigam difundindo e propagando de novo, o amor de Cristo”, para que os que o perderam “voltem a descobrir quão belo é amar em sintonia”, e agradeceu que transmitam a grande noticia de que Jesus morreu na Cruz e ressuscitou por nós.

“Hoje é um bom dia para renovar o propósito de espírito missionário que lhes caracterizou durante estes três anos”, disse aos jovens o Cardeal e lhes disse também que “sua vida tem futuro, seus problemas solução, o futuro pode ser de júbilo e glória, aconteça o que acontecer”.

“Para qualquer cristão, ser testemunha do amor de Cristo é dimensão essencial em sua vida”, precisou.

Seguir sendo missionários

Por sua parte o Bispo de Getafe, Dom Joaquín Maria López de Andujar, insistiu aos jovens que “com tanto entusiasmo participaram da missão, sigam sempre sendo missionários e, no duro e não sempre fácil trabalho de evangelização, vão ao Coração de Cristo para descansar nele e gozar de seu consolo”.

Do mesmo modo, convidou a “nos consagrar ao Coração de Jesus lhe pedindo que reine em nossos corações, em nossas famílias e em nossa sociedade e Ele seja o único centro e fundamento das nossas vidas”.

“O coração aberto do Redentor é a fonte a que devemos recorrer para alcançar o verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo e experimentar a fundo seu amor” porque “o conhecimento de Cristo e a experiência de seu amor sempre nos conduzirá ao testemunho”, assinalou.