O Chefe do Centro de Estudos Arqueológicos da Jordânia, Abdul Qader Hassan, informou que localizaram a que acreditam seria a primeira igreja do mundo, construída entre os anos 33 e 70 de nossa era”.

Os restos se localizam em Rihab, 40 quilômetros ao nordeste de Ammam (capital da Jordânia), indicou Hassan em uma entrevista concedida ao jornal Jordan Times e recolhida pela agência F.

Este achado é “incrível” pois “temos provas que nos fazem acreditar que o edifício acolheu aos primeiros cristãos, os setenta discípulos de Jesus Cristo”, que segundo a tradição se viram obrigados a fugir de Jerusalém pelas perseguições religiosas para refugiar-se no norte da atual Jordânia, principalmente em Rihab.

“Acreditam que não abandonaram a cova até que os romanos abraçaram a religião católica” e logo se construiu a atual igreja de São Jorge sobre estas ruínas, assegura Hassan.

Do mesmo modo, precisou que se encontraram “objetos de cerâmica de entre os séculos III e VII” que “mostram que os primeiros cristãos e seus descendentes viveram aqui até a queda do império romano”.

Segundo a descrição do arqueólogo, o templo se encontra baixo terra, tem uns poucos degraus, uma estrutura circular e conta com vários assentos de pedra para os sacerdotes; e sobre ele se construiu outra igreja, ainda em pé, em honra a São Jorge. De fato, este templo possui “um mosaico no que se faz menção aos 70 amados por Deus”, afirmou.