A Sala Stampa da Santa Sé informou que o Papa Bento XVI receberá nesta sexta-feira 13 de junho às 11h ao Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O Santo Padre decidiu variar o protocolo e receberá a seus visitantes na Torre de São João, nos jardins vaticanos, como um gesto de cortesia pela cálida recepção que foi oferecida na Casa Branca.

Conforme disse o Pe. Federico Lombardi em declarações a Rádio Vaticano, o Santo Padre e o Presidente, quem chegará à entrevista com sua esposa Laura, subirão ao estudo que se encontra no andar superior, para manter o encontro privado. Ao final do mesmo, ambos farão um passéio pelos jardins vaticanos, até a imagem da Virgem da Guarda, onde Bush se despedirá do Pontífice.

Habitualmente, Bento XVI recebe aos chefes de Estado em seu estudo privado no Palácio Apostólico, mas esta vez o cenário será a Torre de São João, que é uma estrutura redonda sobre o topo de uma colina dentro dos jardins do Vaticano, que é empregada em ocasiões como residência para os hóspedes importantes.

O mandatário americano ficará em Roma desde quarta-feira até sexta-feira como parte de uma viagemsão pela Eslovênia, em ocasião da cume da União Européia nesse país, deste modo visitará a Alemanha, Itália, França e Grã-Bretanha.