Cerca de 40 mil pessoas se reuniram ontem 8 de junho para celebrar o Centenário da Arquidiocese de São Paulo com uma Eucaristia presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Arcebispo diocesano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, no estádio Pacaembu.

"A afluência de fiéis superou as expectativas, calculando-se em quase 40 mil pessoas", indicou o Pe. Antonio Guerra, um dos coordenadores das celebrações, conforme informou a Agência Fides.

A Eucaristia começou com a leitura da mensagem do Papa Bento XVI por esta celebração, a cargo do Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Pedro Luis Stringhini. Logo o Cardeal Scherer cumprimentou os presentes e fez uma lembrança dos bispos e arcebispos que o antecederam.

"Hoje queremos agradecer a Deus pela história de nossa arquidiocese. Toda a comunidade da arquidiocese é convidada a testemunhar que Deus habita nesta cidade e que isto é bom e beneficia a São Paulo", assinalou o Cardeal.

Depois das palavras do Arcebispo, uma estátua de São Pablo ingressou em procissão, e se leu o decreto da Congregação para o Culto Divino que designa o Apóstolo São Paulo como Padroeiro junto a Deus da Arquidiocese de São Paulo, no Brasil.

Por sua parte o Núncio Apostólico lembrou na homilia a "coragem e ardor evangelizador" do Apóstolo dos gentis como fruto de sua "conversão e encontro pessoal com Cristo". A "partir de hoje esta arquidiocese tem oficialmente como padroeiro a São Paulo, de maneira que ao igual que o apóstolo gigante" deve "ser um exemplo de ardor e irradiação apostólicas para todo este continente", adicionou.

Ao terminar a celebração Eucarística a imagem de São Paulo foi levada em procissão, ao redor do estádio e em seguida para a Catedral, no centro da cidade.

Ao evento acudiram numerosos Arcebispos e Bispos, e sacerdotes de distintas dioceses do Brasil. Do mesmo modo, estiveram presentes o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e distintas autoridades civis e militares