O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, chamou os fiéis a abandonar-se totalmente a Deus para ter uma fé que não vacile e um coração misericordioso.

Durante a Missa dominical, o Cardeal disse que Deus nos pede abandono, entretanto, muitas vezes rezamos como pedindo algo em troca, quando com "Ele não se negocia". Indicou que quem quer negociar com Deus está perdido e "quem quer medir e comprovar se Deus o escuta, jamais encontrará resposta".

"Deus não é um mecanismo, é uma pessoa, é as três pessoas (Santíssima Trindade), é a perfeição que nos conhece e nos vê. Como vai permitir que estejamos desconfiando d'Ele para ver se conseguirmos algo", afirmou.

Por outro lado, o Arcebispo de Lima convidou a cultivar um coração misericordioso. Indicou que embora para o mundo isto não traz dinheiro, já chegará o dia em que "realmente desperte desta corrida de comodismo, de sucesso, de benefício econômico, de puro prazer e egoísmo", e se dê conta de que são os valores os que trazem alegria, amizade, paz, honra e dignidade.

O Cardeal Cipriani assinalou que um coração misericordioso compreende a outros em seus pecados, pois "o homem de misericórdia, como se sente fraco e é capaz de cometer pecados, olhe a outros com essa compreensão, com esse amor e corrige com caridade e doçura".