O Bispo Auxiliar de Denver, Dom. José Gómez, assegurou diante de um auditório cheio de líderes católicos que a integração dos imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos não será possível sem o compromisso da Igreja Católica.

Segundo o Prelado, todos na Igreja -não só os bispos ou sacerdotes- têm que trabalhar unidos para ajudar aos imigrantes a integrar-se na sociedade e na Igreja nos Estados Unidos.

Dom. Gómez, ele mesmo um imigrante mexicano, ofereceu a conferência inaugural do sétimo Congresso de Liderança Católica que se celebra no Filadélfia e congrega os mais representativos líderes de organizações católicas para refletir sobre as tendências sociais e eclesiásticas mais importantes.

O tema deste ano é o desafio da imigração hispana para a Igreja no país.

O Bispo apresentou as cifras dos hispanos católicos nos Estados Unidos que somam 37 milhões e representam quase 15 por cento da população total. estima-se que este grupo seja o de maior crescimento entre qualquer outra minoria ainda se o governo fechasse os limites do país.

Para o Dom. Gómez, os americanos não devem temer a influência hispana nem pretender assimilá-los, mas sim facilitar sua integração como uma “expressão social de comunhão”.

“Os imigrantes hispanos nos ajudarão a reforçar certos valores culturais centrais como a ênfase na família e o trabalho, e o caráter cristão da sociedade americana”, indicou.