O Papa Bento XVI lembrou tomando palavras de Paulo VI, que a "principal responsabilidade da Igreja é o serviço à Verdade", em seu discurso aos participantes da X Plenária do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso que culmina hoje em Roma.

Ao dirigir-se hoje aos participantes da Plenária cujo tema este ano é "Diálogo na verdade e caridade: Orientações Pastorais", o Santo Padre destacou que o mais amplo propósito do diálogo interreligioso é "descobrir a verdade; e sua motivação, que é a caridade" está em "obediência à divina missão confiada à Igreja por nosso Senhor Jesus Cristo".

"Os seres humanos procuram respostas a algumas das perguntas existenciais fundamentais: Qual é a origem e o destino do ser humano? O que é o bem e o mal? Que espera ao ser humano ao final de sua existência terrena? Todas as pessoas têm o dever e a obrigação moral de procurar a verdade. Uma vez conhecida, estão obrigados a aderir-se a ela e a ordenar toda sua vida de acordo a suas exigências", explicou o Pontífice.

Seguidamente, Bento XVI ressaltou que "é o amor de Cristo que interpela à Igreja para chegar a todo ser humano sem distinção, além das fronteiras da Igreja visível. A fonte da missão da Igreja é o amor divino. Este amor é revelado em Cristo e feito presente através da ação do Espírito Santo. Todas as atividades da Igreja estão imbuídas deste amor. portanto, é o amor o que urge aos fiéis a escutar o outro e procurar áreas de colaboração. alenta aos companheiros cristãos no diálogo com os seguidores de outras religiões para propor, mas não impor, a fé em Cristo que é 'o caminho, a verdade e a vida'".

Depois de destacar a necessidade da "formação para quem promove o diálogo interreligioso", o Papa precisou que "para que seja autêntico, este diálogo deve ser uma jornada de fé. É muito necessário para seus promotores estar bem formados em suas próprias crenças e nas dos outros. Por isso alento os esforços do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso a organizar cursos de formação e programas sobre este tema para distintos grupos cristãos, especialmente seminaristas e jovens em instituições educativas".

"Queridos amigos, ao chegar ao término de sua Assembléia Plenária, agradeço-lhes o trabalho que realizaram. Peço-lhes levar a mensagem de boa vontade do Sucessor do Pedro a sua comunidade cristã e a todos nossos amigos de outras religiões. Com gosto dou a minha Bênção Apostólica a vocês", concluiu o Santo Padre.