O Arcebispo de Santiago, Cardeal Javier Errázuriz, reafirmou que o diálogo é o caminho que sempre se deve seguir para solucionar as reclamações, tais como os exigidos por grupos de estudantes e de professores, e que culminaram em enfrentamentos nas ruas com a polícia.
Ao ser consultado sobre as mobilizações protagonizadas por professores e estudantes, que se opõem à nova lei de educação, o Cardeal Errázuriz assinalou que "o primeiro é optar sempre pelo diálogo".
Indicou que "não há nenhuma vontade de não escutar o que são as justas reivindicações ou de necessidades de distintos grupos. Eu acredito que a mesma Presidenta (Michelle Bachelet), quando abriu o Conselho Presidencial para a Educação quis incluir os estudantes".
O Arcebispo explicou que os estudantes podem sentir que alguma demanda ainda não foi cumprida. Entretanto, assinalou que as reclamações os realizam "grupos de estudantes, não são todos os estudantes do Chile".
"Sempre se deve optar em primeiro lugar pelo diálogo e não por medidas de força para obrigar a um diálogo, ao qual as autoridades realmente estão dispostas", expressou o Cardeal, durante a saudação ao novo Geral Diretor de Carabineiros, General Eduardo Gordon.