O Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU em Genebra, Arcebispo Silvano Tomasi, alentou a defesa e promoção dos direitos humanos de toda pessoa, em seu discurso de hoje sobre o protocolo opcional da Convenção Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (ICESCR).
Em sua intervenção, o Núncio assinalou que "o valor universal da dignidade humana requer a promoção e proteção de todos os direitos humanos sem distinção de nenhum tipo. O novo protocolo opcional da ICESCR, então, representa um passo positivo para uma ordem internacional justa socialmente".
"O novo protocolo opcional, através de um sistema de investigação e comunicação, dá a possibilidade aos indivíduos e grupos para procurar justiça pelas violações; e reforça os mecanismos existentes para um efetivo seguimento da atividade dos estados", disse o Prelado.
Neste sentido, disse o Arcebispo, "o novo protocolo encherá um espaço vazio no sistema internacional de direitos humanos. Entretanto, nosso trabalho não está terminado até que toda pessoa desfrute do direito a um 'padrão de vida adequado para a saúde e o bem-estar para si mesmo e sua família'".