Quatro cidadãos argelinos convertidos ao cristianismo foram condenados a prisão e a pagar uma multa, enquanto que outros dois foram deixados em liberdade após ter negado sua conversão; em Argélia; onde foram julgados por "prática ilegal de um culto não muçulmano", conforme informou o advogado defensor à agência AFP.
Um dos conversos ao cristianismo foi condenado a seis meses da prisão e a pagar uma multa de dois mil euros; enquanto que os três outros deverão purgar uma pena de dois meses da prisão com uma multa de mil euros cada um; segundo precisa o defensor Khelloudja Khalfoun.
Conforme explica este advogado, os quatro que foram condenados pelo tribunal correcional do Tiaret reconheceram ser conversos ao cristianismo, enquanto que os que ficaram em liberdade o negaram. Kheloudja disse também ao AFP que apelará da sentença, dado que só os que admitiram serem conversos foram condenados. "Foram julgados pelos mesmos fatos, por isso todos deveram ser condenados ou todos liberados", precisou.
O grupo de seis conversos foi julgado logo depois de ter sido presos à saída de um local aonde teriam participado de uma Missa "ilegal", conforme explicam as autoridades argelinas. Conforme a controvertida lei de fevereiro de 2006 que regula o culto religioso em Argélia, os lugares para este exercício devem estar definidos pelo ministério de assuntos religiosos.
Este é o mesmo tribunal que julga a Habiba Kouider, presa no passado 1 de abril sob a mesma acusação.
De outro lado, outro tribunal correcional, o do Tissemsilt, localidade localizada a 350 km ao sudeste do Argel, capital de Argélia; emitirá sua sentença o próximo 18 de junho sobre outros dois conversos ao cristianismo. Condenados em 20 de novembro de 2007 a dois anos da prisão e pagar 5 mil euros por exercício ilegal de um culto não muçulmano, solicitaram ser julgados novamente em sua presença, como o permite a lei argelina.