Ao finalizar a audiência geral das quartas-feiras, o Papa Bento XVI lembrou o 45º aniversário da partida de João XXIII à Casa do Pai, de quem destacou sua convocatória ao Concílio Vaticano II.
Ante os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Pontífice lembrou que o Concílio Vaticano II “iniciou a renovação da Igreja, a reforma de suas estruturas e a atualização da liturgia”. Nesse sentido, pediu que esta reforma “produza frutos em nós e na Igreja do terceiro milênio”.
O Santo Padre também lembrou as qualidades humanas de João XXIII, quem era chamado pelos fiéis “João o bom” ou “o bom Papa João”.
Por outro lado, Bento XVI se dirigiu aos participantes na peregrinação promovida pela Ordem dos Clérigos Regulares Menores, com motivo do quarto centenário do falecimento de seu fundador, São Francesco Caracciolo (1563-1608).
“Caros amigos, espero que esta significativa circunstância contribua a renovar em todos o vivo desejo de servir a Cristo, seguindo os ensinamentos deste grande santo, apaixonado pela Eucaristia, humilde servidor dos pobres, asceta imerso constantemente na contemplação de Jesus crucificado”, expressou o Papa.